shadow_left
Logo MareaViva
Shadow_R

Formulario de acceso

Publicidad

Vida submarina

Ficha de Peces

Conectados

No hay usuarios conectados


 
 
 

La Pesca Submarina en la Prensa

 
   
 
 
   
 
NunoDias
Haga click para ver el perfil de este usuarios Usuario

Novato en el foro
Mensajes: 33
graphgraph
Karma: 5  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Tipos de barbela... - 2009/01/09 22:11 Tipos de barbelas...

NOTA:Quando adoptarem um tipo de configuração experimentem-na, tomem notas e acima de tudo questionem-na, desmontem tudo outra vez e tornem a tentar com algo diferente mas sempre com base naquilo que é obvio, simples e funcional...

Ora vejamos..

Existem tres tipos de barbelas fixas, a Taitiana. a Havaiana e a Dupla.

A Taitiana é aquela que mais se usa na Europa na qual a barbela fica em cima do arpão.
Tem a desvantagem de poder levantar caso esteja mal "afinada" entrando no campo de visão do caçador no momento do tiro e impedindo que este tenha uma visão da totalidade da haste.
É aquela que menos influi na precisão do tiro e que menos prende em tiros ao buraco sendo mais facil de remover nestas situações.
Pode no entanto não abrir após trespassar o peixe ou até voltar a fechar por acção simples da gravidade em especial quando deixa de haver tensão no "shooting line".

A Havaiana é a mais usada em paises onde a captura de especies de porte fazem parte do dia a dia do caçador.
Nesta a barbela fica por baixo do arpão, estando sempre aberta.
Tem a vantagem de deixar a haste completamente visivel aos olhos do caçador e abre instantaneamente após trespassar o peixe pela acção simples da gravidade.
Em tiros ao buraco e na espuma tem tedencia a prender mais e é mais dificil de remover que a anterior.
Influi mais na precisão do tiro pois tem de subir durante a trajectoria criando um pequeno atrito que tem tendencia a dirigir o arpão para baixo.

A Dupla tal como o nome indica é composta pelas duas anteriores, ou no mesmo troço ou em troços separados, uma á frente da outra.
Em regra diz-se ser indicada para a captura de presas de porte pois segura melhor o peixe pelo angulo da sua abertura.

Esta é a teoria...então vamos á pratica...ou melhor á minha opinião sobre o assunto baseada nos anos que tenho de caça na Europa e em Africa...

Para a caça ao buraco e na espuma a Taitiana é a mais indicada.
Tem a vantagem de prender menos na rocha dada a sua posição natural e no caso do buraco se ligeiramente mais pequena ou com o troço montado um pouco mais á frente é ideal.
Quanto ao uso de O'rings nestas situações é completamente desaconselhavél.
Os tiros ao buraco são curtos e muitas vezes junto a rochas onde o arpao entra na presa mas nao a passa na totalidade ficando a meio ou voltando até para trás, ora se lhe metermos um O'ring na ponta so vamos agravar esse factor, alem disso estes tiros sao dados de uma multitude de angulos em situações em que por vezes nem ve-mos a ponta do arpão ou em tiros de puro instinto como é o caso da espuma em que a rapidez é lei e nem sequer s etem tempo de fazer pontaria.
Estes tipos de caça são baseadas no ritmo, são bastante dinâmicas e com muita acção e dependem por vezes de intervalos curtos de maré logo andar a perder tempo para por um O'ring na ponta do arpão cada vez que se dá um tiro não faz sentido.

Para a espera ou agachon a Havaiana é sem duvida a melhor escolha.
Pela sua posição invertida está sempre aberta e em tiros completamente horizontais como é apanagio da espera, abre imediatamente apos trespassar o peixe mesmo que mal afinada.
Tem tambem a particularidade de permitir uma visão total da haste até á ponta o que é uma vantagem para quem usa o arpão como ponto de referencia em tiros longos e estaticos.
Para minimizar a influencia que a barbela tem na direcção do tiro, o uso de um O'ring é aconselhável pois nesta tecnica de caça a calma e o relaxe são essenciais logo colocar um O'ring na ponta cada vez que se dispara não é um problema.

A Dupla barbela...bem a Dupla nao serve para rigorosamente...nada!!!
Há dez ou quinze anos atrás justificava-se o seu uso pois não se conhecia muito a Havaiana e por questões de mercado esta era mais acessivel a quem se dedicava á captura de presas de porte.
A Dupla barbela tem as desvantagens de ambas as anteriores, a de cima pode abrir causando estorvo na pontaria e a de baixo sempre aberta desvia ligeiramente o tiro.
Torna a ponta do arpão mais pesada, e no caso das barbelas sobrepostas no mesmo troço torna-o mais fraco tambem pois este tem se ser desbastado um pouco mais para caberem as duas.
O O'ring para estas barbelas é complicado de usar pois nao é facil de prender as duas e é mais dificil de afinar.
A pior desvantagem é o facto de perder imenso poder de penetração dado o seu diametro, quando chega ao osso em regra custa muito mais a penetrar, fora isto causa um buraco muito maior que uma barbela simples o que em tiros mal dados como na barriga ou muito por cima dá direito a perder o peixe quase imediatamente.
Estas pontas só podem ser usadas em arpões de 7 ou idealmente de 7,5mm pois um 6 ou um 6,5mm nao têm massa suficiente para dar força ao arpão no momento do impacto com o peixe que se supoe ser de porte.

Para presas de porte e até 30 ou 40 kilos o ideal é a Havaiana um pouco mais longa que o habitual, retem perfeitamente qualquer peixe.
É muito mais precisa em relação á Dupla, faz um buraco muito inferior e tem um poder de penetração muito superior tambem.
Não tenho Dupla barbela em nenhuma das minhas armas e como podem ver pelas fotos que vos envio, as presas que caço no meu dia a dia variam entre os 10 e os 100 ou mais kilos, desde Ignobilis que partem tudo por onde passam a Marlins e Atuns com forças brutais de arranque, passando por Barracudas, Wahoos e Serras, todos animais com forças tremendas de arranque e grande poder de tracção.
Para animais como o Atum ou o Marlin de facto a ponta destacavel torna-se essencial dado a força bruta que os mesmos possuem, diminuindo a area que fica em contacto com o peixe, poupando o arpão e nao permitindo o uso da aste como alavanca para se rasgarem e livrarem-se do arpão.
De facto a realidade é que uma presa de porte perde-se muito meis facilmente pela pressão que a mesma coloca no "shooting line" do que pelo tipo de barbela.


Um abraço e boas caçadas...
Rob Allen Mozambique
www.roballenmoz.com
info@roballenmoz.com
+258 21 329 616
+258 84 736 81 58
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
Umberto
Haga click para ver el perfil de este usuarios Usuario

Experto oro del foro
Mensajes: 1617
graphgraph
Karma: 10  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Ref:Tipos de barbela... - 2009/01/12 13:55 Muy buen artículo, Nuno!

Estaría bien conocer tus preferencias sobre las puntas zafables. Tipo de punta, tamaño, nudo o forma de fijación, cable o dyneema, etc.

Con unas fotos ya sería perfecto!

Javi.
www.rollerguns.com
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
 
 
Ultimas noticias