shadow_left
Logo MareaViva
Shadow_R

Formulario de acceso

Publicidad

Vida submarina

Ficha de Peces

Conectados

No hay usuarios conectados


 
 
 

La Pesca Submarina en la Prensa

 
   
 
 
   
 
NunoDias
Haga click para ver el perfil de este usuarios Usuario

Novato en el foro
Mensajes: 33
graphgraph
Karma: 5  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Armas para trofeus... - 2009/01/04 15:36 No seguimento de um comentario que o Jeromo fez á foto da ultima garoupa que capturei o ano passado, deixo aqui um pequeno texto sobre as armas que uso no meu dia a dia e o porque dessa opçao...

Armas para troféus...

Esta questão é de facto tema para uma longa discussão, com adeptos de ambas os lados a apresentarem os seus motivos quase todos válidos pois nesta como noutros tipos de caça é de facto a preferência pessoal que fará a decisão final quanto á escolha da arma.

Sendo assim comecemos pelas armas que uso:

Rob Allen Carbon Railgun: 90cm blue water camu carbon + 1x20mmx64cm + 7,5mmx130 + Vectax35mt Dyneema 1,8mm

Para o buraco, aqui necessito de uma arma potente e com um tiro certeiro logo opto por uma 90 por ser uma medida aceitavel nestes buracos, com comprimento de tubo suficiente para dar um bom alongamento ao elástico conferindo-lhe potência e com o tubo em carbono tornando a arma bastante fácil de manobrar e conferindo a rigidez necessária ao tubo para suportar a carga dos elásticos. A cabeça é aberta por uma questão de visualização da ponta do arpão podendo manter este curto o que lhe confere maior resistencia. O arpão é um 7,5mm em aço carbono por ser mais "rijo" logo varejar menos com elásticos potentes com o comprimento de 130 cm. Possui um só elástico de 20mm por 64cm conferindo ao arpão a potência e o embalo necessários para penetrar presas de porte considerável a curta distancia. Está equipada com um carreto Rob Allen Vecta em nylon pela leveza e facil manuseamento com 40 metros de Dyneema SK75J de 1,8mm e o shooting line também é Dyneema 1,8mm pois neste momento no mercado é o cabo mais resistente para a sua espessura.


Rob Allen Carbon Railgun: 130 blue water camu carbon + 1x18mmx80cm + 7mmx170 + Vectax40mt Dyneema 1,8mm

Rob Allen Carbon Railgun: 130 blue water camu carbon + 2x16mmx70cm + 7,5mmx170 + Breakaway

Esta é talvez a medida mais polivalente no que toca a armas de "caça grossa". A 130 permite um tiro na casa dos 4 a 5 metros, dependendo da configuração, mantendo uma boa parte do poder de penetração mesmo nos tiros longos com uma precisão quase cirurgica se bem "adaptada" ao caçador, e vice versa.

A primeira versão que acima indico serve-me essencialmente para presas de fundo, como diversas especies de pargos, xaréus e cóbias, essencialmente á espera ou numa ou outra deriva como é apanágio dos xaréus e das cóbias, as garoupas por sua vez mais na caída pois a espera com estes peixes produz poucos resultados. Está equipada com um elástico de 18mm para ser rápida a carregar que combinado com o arpão de 7mm da-lhe a rapidez e poder de penetração suficiente para um tiro a 4 metros sem qualquer problema, mantendo a arma leve e manobravél. Possui também um carreto Vecta em nylon e 40 metros de Dyneema identica á da 90cm, permitindo descrição nas esperas e tornando a arma ideal para presas até 20 ou 30 kilos.

A segunda versão é destinada a tiros longos a peixes á meia água, ou pelágicos em fundos acessiveis. Basicamente uso-a combinada com o workline pois está montada em breakaway, isto quer dizer que após o tiro, o arpão segue com o workline e a arma fica na mão do caçador, muito util em zonas com esqualos como é apanagio da maior parte dos pontos onde caço. Os dois elásticos de 16mm com 70cm de comprimento conferem bastante tracção ao arpão com maior suavidade, este por sua vez, como é um 7,5mm além de possuir maior resistencia tem tambem a particularidade de guardar a energia transmitida pelos elásticos por uma trajectoria maior tornando esta arma eficaz na casa dos 5 metros, alcance mais do que suficiente para a captura de serras, ( spanish mackerel, não o serra Açoreano), ignobilis e outras presas de porte á meia água.

Ambas as 130 estão equipadas com cabeça aberta permitindo melhores prestações a nivel da precisão de tiro e posso-vos adientar que são incrivelmente precisas!!!

Rob Allen Carbon Railgun: 160 bluewater camu carbon + 2x16mmx88cm + 7,5mmx170 ponta destacavél slip-tube + Breakaway

Esta arma tem como palco de actuação exclusivo o azul, com presas como os serras de porte, dentro dos 20 kilos para cima, atuns dentes de cão, atuns yellowfin, marlins, veleiros e wahoos.
Uso-a unicamente com boas visibilidades e está equipada com uma ponta destacavel patentada pela Rob Allen, o slip-tube, bastante diferente das que se comercializam no mercado pois trata-se de um tubo que entra no arpão permitindo tiros precisos e constantes e anulando quase todos os incovenientes que as pontas destacavéis possuem.
Fora isso há pouco mais a dizer sobre ela, de facto é uma arma equilibradissima, com um tiro efectivo dentro dos 7 metros, testei-a com um espadim negro de 110 kilos o ano passado, num tiro longo entre os 6 e os 7 metros e com o peixe em movimento, onde penetrou prefeitamente a presa um pouco acima da espinha, recordo-me tambem de um wahoo com 37 kilos num tiro seguramente a cerca de 8 metros que passou o peixe de lado a lado sem qualquer problema, (a carne do wahoo é mole mas de qualquer forma o tiro foi bem longo).
Este ano já tirou um wahoo com mais de 20 kilos e um serra com cerca de 15 sem decepcionar, aliás nunca falhei um peixe com ela.

O shooting line que uso em todas as minhas armas é Dyneema SK75J na espessura de 1,8mm. Desaconselho totalmente o monofilamento para este tipo de caça, (grossa ou azul), pois a verdade que muitos vendedores e fabricantes não explicam é que o mono depois de preso com os serra cabos retem apenas 50% da sua resistencia original, enquanto a Dyneema com o nó correcto retem mais de 80%. A Dyneema tem uma resistencia ao corte e á abração fortissima, o mono em coral e chaparia parece manteiga, a Dyneema é um cabo estático, que mesmo submetido a altas tensões não estica como o mono.
A Dyneema que uso tem uma resistencia de 260 Kg.

A questão do carbono e do aluminio...

Em regra é vulgar ouvir-se dizer que o carbono para este tipo de caça não é aconselhável pois não tem massa suficiente tornando as armas imprecisas e senciveis ao recuo. Isto não é verdade, é certo que o aluminio tem mais massa, mas também é muito mais dificil de manobrar dentro de agua tornando armas para cima de 100cm um pouco pesadas e com um poder de resposta no que toca a ajustes rápidos de direcção um pouco lenta.
O recuo vertical produzido pelos elásticos pode ser anulado a nivel do tubo lastrando simplesmente a cabeça da arma por dentro com um pouco de chumbo sem com isso tornar a arma demasiado pesada á frente ou perder a flutuabilidade da mesma.
Todas as armas de carbono da Rob Allen, em medidas de 110 para cima possuem um peso interior na cabeça que lhes confere a massa suficiente, na zona exacta para anular o recuo vertical excessivo, tornando-as tão ou mais precisas que qualquer modelo em aluminio com a vantagem acrescida da rigidez do carbono.
Para além disto o carbono é muito mais resistente á flexão que o aluminio permitindo-lhe suportar cargas de ´tracção superiores ás do aluminio.

A questão do aço carbono e do aço inox...

Neste tipo de caça, o aço inox é desaconselhavel, mesmo não enferrujando, (o aço carbono enferruja), e durando mais que o aço carbono.
O aço inox é mais "mole" na sua composição que o aço carbono, resiste mais ao impacto mas muito menos á vibração, vibrando muitos mais para a mesma carga de elasticos em comparação ao aço carbono. Este por sua enferruja se não for bem tratado mas possui uma rigidez ideal para aguentar boas cargas de elástico sem varejar conferindo-lhe um tiro bastante preciso essencial em armas compridas.

Em nota final devo-vos dizer que a precisão, alcance e poder de penetração de uma arma são fruto da combinação de várias variaveis como o numero e o diametro dos elásticos, a espessura, tipo de aço e comprimento do arpão, a massa e comprimento do tubo, a união entre a cabeça, o punho e o tubo e claro está a aptidão fisica do caçador, (factor muitas vezes esquecido, mas um arma com uma carga de elasticos forte para um braço bem constituido pode ser precisa no entanto para um mais fraco perde totalmente o ponto de apoio sofrendo imenso com o recuo vertical e horizontal).
Jogando com estas variaveis teremos a arma para o efeito pretendido, tendo sempre em mente que para ter uma temos de sacrificar outra...

Chego ao fim deste pequeno artigo prometendo que assim que tiver tempo porei fotos das armas acima citadas e dos respectivos equipamentos e que vou escrever algo mais sobre as armas de madeira pois tambem têm a sua aplicação...

Vou colocar também um artigo sobre como carregar estas armas correctamente, com ou sem a ajuda de um carregador.


Um abraço e boas caçadas...



PS: Á parte de ser na minha opinião o material mais adequado nestas lides devo também indicar, (por uma questão moral) que sou o representante oficial da Rob Allen para Moçambique e que isso como é lógico também pesa na minha decisão...

Envio editado por: NunoDias, el: 2009/01/04 15:40
Rob Allen Mozambique
www.roballenmoz.com
info@roballenmoz.com
+258 21 329 616
+258 84 736 81 58
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
Umberto
Haga click para ver el perfil de este usuarios Usuario

Experto oro del foro
Mensajes: 1617
graphgraph
Karma: 10  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Ref:Armas para trofeus... - 2009/01/05 10:31 Muchas gracias por tus comentarios, Nuno!

Estos post enriquecen muchísimo la web, gracias.

Sobre lo que dices de las armas de carbono o de aluminio, tenía entendido que los usuarios de las armas tipo Rob Allen, Pelaj, Rabitech, etc. preferían el aluminio al carbono en medidas superiores a 120. Siempre fue algo que me extrañó, ya que aquí tenemos la idea de que el carbono siempre está por encima del aluminio, sea cual sea su calidad, en términos de rigidez. Parecía ser que Rob Allen utilizaba un tipo de aluminio muy rígido, y en un buen grosor, que aún le confería una mayor rigidez que a los tubos de carbono "normales", pero leyéndote y viendo tus preferencias, parece que esto no es así.

Muy interesante!

Javi.

Pdta. Si convenzo a Jeromo, ¿podríamos hacerte una visita a Mozambique? jajajajaja.

Envio editado por: Umberto, el: 2009/01/05 10:33
www.rollerguns.com
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
NunoDias
Haga click para ver el perfil de este usuarios Usuario

Novato en el foro
Mensajes: 33
graphgraph
Karma: 5  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Ref:Armas para trofeus... - 2009/01/05 21:09 Ola Humberto,

Muitas pessoas pensam que por ter mais massa o aluminio será mais indicado que o carbono para armas compridas e potentes mas isso nao é de todo verdade.

Para calibrar uma arma de carbono no que diz respeito ao recuo vertical, tento em conta o fisico do utilizador, o numero e espessura dos elasticos e a grossura e comprimento do arpao, basta colocar um peso no interior da cabeça, peso este determinado pelas variaveis que citei anteriormente.

O carbono tem a vantagem de ser muito mais manobravel dentro de agua, dado a sua leveza tornando a arma rapida na resposta e alem disso os tubos em carbono da Rob Allen possuem uma espessura interior que os torna dos mais rijos e resistentes do mercado, com prestaçoes muito superiores aos de aluminio.


No que toca á vinda a Moçambique, sao bem vindos, é so uma questao de combinar-mos bem isso que terei todo o gosto em levar-vos a caçar...

Abraços...
Rob Allen Mozambique
www.roballenmoz.com
info@roballenmoz.com
+258 21 329 616
+258 84 736 81 58
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
Umberto
Haga click para ver el perfil de este usuarios Usuario

Experto oro del foro
Mensajes: 1617
graphgraph
Karma: 10  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Ref:Armas para trofeus... - 2009/01/07 09:38 Muchas gracias por el ofrecimiento, Nuno, voy a ver si convenzo a Jeromo, ¡aunque le cueste el divorcio! jajaja.

Un abrazo.

Javi.
www.rollerguns.com
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
Jeromo
Haga click para ver el perfil de este usuarios Admin

Admin
Mensajes: 687
graphgraph
Karma: 7  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Ref:Armas para trofeus... - 2009/01/07 21:00 Menos mal que en esta web no entra mi mujer!!!

A mi lo de irme a pescar a Mozambique "me pone" mucho... peeero, dado que tengo un par de chiquillas de 6 meses de edad y un "cavernícola" de 4 y pico, no sé yo si para cuando pueda escaparme necesitaré un pulmón artificial o unas muletas en vez de un fusil.

Javi, yo sé que me quieres bien, pero eso de "ponérmela dura" para no rematar la faena, hace mucha pupa.

Un abrazo a ambos.
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
Jorge
Haga click para ver el perfil de este usuarios Usuario

Senior en el foro
Mensajes: 352
graphgraph
Karma: 2  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Ref:Armas para trofeus... - 2009/01/09 16:47 jaajajajajajajajajaajaja............................................................................ .......................................que bien has dicho eso, menos mal que no entra tu mujer por aki, porque si lee eso de ponermela dura, etc.........................mas de una explicación tendrias que dar y ya te daría igual si el implante es de alumino o carbono, porque seguro que te la corta..............................jajajajaja................un saludo amigos!!!
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
Umberto
Haga click para ver el perfil de este usuarios Usuario

Experto oro del foro
Mensajes: 1617
graphgraph
Karma: 10  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Ref:Armas para trofeus... - 2009/01/09 20:42 A Jero se le pone dura con solo verme

Verás si quedamos para pescar en unos días, y me vea con la nueva chaqueta... jajajaja. No podrá contenerse, jajajaja.

Javi.

Envio editado por: Umberto, el: 2009/01/09 20:45
www.rollerguns.com
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
d.carvalho
Haga click para ver el perfil de este usuarios Usuario

Novato en el foro
Mensajes: 18
graphgraph
Karma: 0  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Ref:Armas para trofeus... - 2009/01/15 11:17 del tema de las jaquetas no voy a decir nada, aunque me preocupe un poco porque voy a estar con Javi en unos dias y no tengo la certeza se voy a estar completamiente seguro...

de regreso al tema del carbono versus aluminio, mi opinion es que es posible que el carbono vo va a tener mucho futro en su utilizacion en los tubos de los fusiles. su aplicacion en tubos para el Funbord, por exemplo, hay credao muchos problemas de resistencia debido a su fraca resistencia a las variaciones termicas.

pero quien es un verdaderio especialista deste tipo de materia es Javi y su opinion es presupuesto mucho mas avalizada que la mia.

creo que el futuro de los tubos es posible que sea un material resinoso sintectico, maciço, que pueda ser una buena alternativa a la madera en performances, caracteristicas de producion en massa y precio.

se que nos es facil, pero Omer ha creado un fusil lendario hace unos anos que a dejado de producir, creo que por motivos ecologicos (??). alguien sabe algo mas desto?

perdonen por la extension del post
saludos a todos
www.absoluteblue.net
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
Umberto
Haga click para ver el perfil de este usuarios Usuario

Experto oro del foro
Mensajes: 1617
graphgraph
Karma: 10  
Haga click para ver el perfil de este usuarios
Ref:Armas para trofeus... - 2009/01/16 10:40 ja, ja, ja. Daviiiiiiid!!

Conmigo estarás seguro, hombre, faltaría más !!!!

De mi amigo Jero ya no respondo, que últimamente, con la falta de sueño no distingue bien las formas, jajaja.

Y de lo de especialista, mejor no hablemos... un novato con ganas de aprender, y que lo hace a base de darse porrazos, jajaja. Nada más que lejos que un modelo a seguir, jajaja.

Abrazos!!!

Javi.

Envio editado por: Umberto, el: 2009/01/16 10:42
www.rollerguns.com
  | | El administrador ha desactivado el acceso público de escritura.
 
 
Ultimas noticias